quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cinema e biblioteca - por Raúl Antelo


Cinema e biblioteca

Em 1894, na rua Florida, na altura do 300, realizou-se a primiera sessão de "kinetoscópio" de Edison. Mas a primeira projeção pública da invenção de Louis e Auguste Lumière aconteceu a 18 de julho de 1896 no Teatro Odeón de Buenos Aires, organizada pelo empresário dessa sala, Francisco Pastor, e pelo jornalista Eustáquio Pellicer. Entre os filmes exibidos estava “A chegada do trem”, dos Lumière, que "provocó el pánico entre algunos espectadores de la tertulia alta, uno de los cuales al ver la locomotora que avanzaba se lanzó a la platea, lastimándose".

Pouco depois, o dr. Alejandro Posada filma, no Hospital de Clínicas, da Universidade de Buenos Aires, uma operação cirúrgica, que exibe em suas aulas. Nesse meio tempo, um comerciante, o belga Enrique Lepage, já importava filmadoras e projetores, vendidos em sua loja de Bolívar 375, entusiasmando, de resto, dois de seus funcionários, o francês Eugenio Py e o austríaco Max Glücksmann, leitores dos catálogos das casas européias.

Em setembro de 1897, o já citado Eustáquio Pellicer, um dos fundadores, aliás, das revistas Caras y Caretas e Fray Mocho, junto a outros dois pioneiros, Manuel Devoto e Santiago de Tojar, registram o estereobioscópio, que recebe a patente número 2172.

El significado etimológico de la palabra que sirve de título al aparato de nuestra invención expresa el objeto a que se destina, es decir, a la presentación de imágenes animadas y con relieve. El estereóscopo primero, y más tarde el kinetóscopo de Edison y el cinematógrafo de Lumière, han dado a conocer separadamente los fenómenos ópticos de fotografía en relieve, animada o en movimiento. Nuestro Estereobioscopio resuelve el problema de presentar reunidos ambos efectos de ilusión óptica con gran ventaja sobre los otros aparatos, pues si a los estereóscopos agrega el atractivo del movimiento de la escena fotográfica que presenten, a los kinetóscopos y cinematógrafos viene a perfeccionarlos1.

O primiero cine-jornal é de 1900: "Viaje del Doctor Campos Salles a Buenos Aires", filmado por Py, há 110 anos, em 25 de outubro de 1900, quando Manuel Ferraz de Campos Salles, presidente eleito do Brasil, desembarca em Bunos Aires e se abraça com o presidente Julio Argentino Roca, custodiado pelo ex-presidente Bartolomeu Mitre. Em 1900 abre o primeiro cinema, o Salón Nacional, na rua Maipú entre Lavalle e Corrientes. Mario Gallo, um italiano mestre de ópera, que chegara à Argentina em 1905, pianista de café-concertos, conhece, na cidade, um outro compatriota, Atilio Lipizzi, ex-eletricista e iluminador dos espetáculos de Leopoldo Frégoli, transformista, que costumava incluir em seus shows de magia o "fregolígrafo", ou seja, o cinema. O primeiro filme de Gallo foi "El fusilamiento de Dorrego", realizado em 1909 e exibido em 1910.

Numa página de Evocações artísticas, o grande poeta modernista, Ruben Dario, confessa:

Yo desearía que en Buenos Aires hubiese el gusto por los cortejos y las cabalgatas, artísticos cortejos y magníficas cabalgatas; que en una celebración nacional se hiciese revivir la vida antigua americana, desde los tiempos incásicos y los días de Moctezuma hasta la Independencia, y más acá aun, y que todo fuese dirigido por un artista de gusto y de saber y representado por actores hábiles; que el cuidado arqueológico e histórico, en los talantes, los tipos, la indumentaria, fuese concienzudamente guardado, y que se diese al pueblo el regalo de un hermoso espectáculo, hermoso e instructivo.

Podía también aplicarse a la reproducción artística del pasado al método del barón de Kanzler. La fotografía, las proyecciones, son hoy un elemento admirable en las conferencias. Para la composición, baste con señalar las verdaderas obras que dejó el malogrado Ayerza. Falta, pues, nada más que un alguien capaz, por ejemplo, que emprenda la tarea. Y si se aplica el cinematógrafo, tanto mejor. ¿No dicen que el pericón nacional causó gran sensación en la Corte romana y en el Palacio de Madrid? ¿Qué sería, con nueva vida, la pompa de un Huaino Capac, una fiesta azteca, una carga de caballería en tiempo de San Martín, o una noche de terror en tiempo de Rosas? Luego, para final, presentación del progreso moderno2.

Em 1927, o futuro diretor de cinema León Klimovsky, a essas alturas crítico de cinema e de jazz, organiza, em Buenos Aires, as primeiras exibiciones de cinema artístico, numa biblioteca chamada «Anatole France». Um ano depois cria-se o “Cine-Club de Buenos Aires”. Aderem vários intelectuais, dentre eles, Jorge Romero Brest, Horacio Cóppola, Ulises Petit de Murat, Jorge Luis Borges, José Luis Romero, Néstor Ibarra, Guillermo de Torre e César Tiempo. As projeções começaram, em 1928, na sociedade Amigos del Arte, na rua Florida, onde funcionaria a galeria Van Riel. Foi Amigos del Arte que auspiciou a visita de Federico García Lorca em 1933.

A revista literária Nosotros (Buenos Aires, n.º 247, dez, 1929), documenta a primeira temporada do Cine-Clube Buenos Aires, em Amigos del Arte. Entre 21.8.1929 e 27.11.1929, em quinze sessões, projetaram-se os seguintes filmes: Primitivos de 1905-1906, El gabinete del doctor Caligari (Robert Wiene), Cazadores de almas (Josef von Sternberg), La noche de San Silvestre (Lupu Pick), La leyenda de Gasta Berling (Mauritz Stiller), El acorazado Potemkin (S. M. Eisenstein), Octubre (Eisenstein, síntesis), El fin de San Petersburgo (V. I. Pudovkin, síntesis), Iván el Terrible (Yury Tarich), La sexta parte del mundo (Dziga Vertov), La aldea del pecado (Olga Preobajenskaia), Sinfonía metropolitana (Walter Ruttmann), , Juanito Pocacosa (Harry Langdon), La estrella de mar (Man Ray), Entreacto (René Clair), filmes de Chaplin e La pasión de Juana de Arco (C. T. Dreyer), interpretada por Mme Falconetti, que morreria em Buenos Aires vinte anos depois, como narra Cozarinsky em Boulevards du crépuscule.

O primeiro número da revista Sur, em 1931, inclui a propaganda do novo Cine-Clube.


1 apud CANETO, Guillermo et al. - Historia de los primeros años del cine en la Argentina (1895-1910). Buenos Aires, Fundación Cinemateca Argentina, 1996, p. 47-8.

2 DARIO, Rubén – “Evocaciones artísticas” in Páginas de arte, Obras Completas. Madrid, Afrodisio Aguado, 1950, tomo I, p. 651-2.


Um comentário:

  1. Olá! Por favor, não consigo encontrar informações nem um e-mail de contato para saber sobre o Colóquio Internacional Tempo e Movimento - Imagens Argentinas. Gostaria de saber sobre a programação.

    Espero o contato de vocês!

    Obrigada!

    Abraço,

    Natalia
    nataliacbarrenha@gmail.com

    ResponderExcluir