sábado, 18 de setembro de 2010

A pauta é a Argentina! - por Maria Aparecida Barbosa

Como convidada de honra da Feira de Livros de Frankfurt – de 06 a 10 de outubro -, as atenções dos eventos e debates em toda a Alemanha se estendem e contemplam vários segmentos culturais argentinos, conforme reza a tradição. Uma ilustração do ávido interesse multicultural pelo país-tema em 2010 é o Festival Cinematográfico de Hamburg que elegeu o cinema argentino a atração do ano.

Os autores argentinos contemporâneos constituem o destaque do artigo de Paul Ingendaay para o “FAZ - Frankfurter Allgemeine Zeitung”, que se detém longa e seriamente no trabalho de Alan Pauls, Samanta Schweblin, Martín Kohan e Martín Caparrós. O crítico atesta que a “nova literatura argentina sai bem-sucedida da sombra dos mestres”.

Sob o tema “Cultura da tradução – tradução da cultura”, a revista “Humboldt” nr. 10, do Goethe-Institut, dedicou vários artigos ao intercâmbio bilateral Argentina-Alemanha, conferindo relevo às atividades do mundo editorial. É o caso de “O Tormento da Seleção”, através do qual Michi Strausfeld admite impasses, ao mesmo tempo apresenta critérios e argumentos das opções concernentes à organização da antologia de textos argentinos Lyrik, Prosa & Essays von 45 argentinischen Autorinnen & Autoren in deutscher Erstübersetzung (lírica, prosa & ensaios de 45 autoras e autores argentinos em primeira tradução ao alemão).


E a revista semanal “Der Spiegel” reserva a crítica literária de 06 de setembro à publicação de Verschwunden, concebida a partir do projeto fotográfico “Ausencias”, de Gustavo Germano que é radicado na Espanha. Textos sobre o período ditatorial 1976-83 alinhavam o livro composto de 15 conjuntos de fotografias: à esquerda uma constelação de casal, familiares ou amigos e, à direita, com arranjo quase idêntico, a foto atual respectiva, na qual faltam as vítimas da ditadura argentina.

Fotos do projeto "Ausências" de Gustavo Germano. Para outras informações e fotos, acesse AQUI.






Nenhum comentário:

Postar um comentário