quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Simpósio Internacional de Literatura Argentina - 01/10/2010 -10h - Mesa Redonda

10h

AUDITÓRIO HENRIQUE FONTES


1. "Lectores lunáticos y textos ilegibles. Acerca de las políticas de lectura y el ensayo de escritor en la literatura argentina" -Prof. Dra. Ana Cecilia Olmos (USP)


Possui Bacharelado em Letras Modernas - Universidad Nacional de Córdoba (1985), , mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura latino-americana, literatura argentina, discurso crítico, ensaio hispano-americano, narrativa hispano-americana e revistas culturais latino-americanas.

Nos links ao lado você poderá ler o texto "Discursos de la Subjetividad: la Crítica de los Escritores" de Ana Cecília Olmos

2. "Além das bibliotecas e fronteiras: artistas argentinos no Brasil" - Prof. Dr. Jair da Fonseca (UFSC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, pesquisando principalmente os seguintes temas: cinema e literatura, cultura brasileira, literatura e outras artes, culturas latino-americanas e teoria da literatura.


Nos links ao lado você poderá ler o texto "Auto-retrato do artista-intelectual enquanto outro (ou outra coisa)




3. "Cozarinsky: os mortos sempre voltam" -Prof. Dr. Felipe Soares (UFSC) (Coordenador da mesa)

Possui doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), com tese sobre construção de imagens de identidade nacional (brasileira e americana) durante a Segunda Guerra, a partir do discurso em torno de Carmen Miranda. Possui mestrado em Literatura, também pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988). Atualmente é professor (adjunto 1) do Curso de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. De 2001 a 2007 foi professor do curso de Graduação em Cinema e do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). No mesmo período, lecionou também no curso de Comunicação Social do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus / Ielusc. Tem experiência nas áreas de Letras e Artes, com ênfase em Estudos de Cinema, Teoria Literária e Crítica Cultural, optando por leituras assistemáticas, a partir, em geral, de pressupostos nietzscheanos. 

Nos links ao lado você poderá ler textos de Felipe Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário